quinta-feira, 19 de abril de 2012

Receitas Afrodisíacas - Os Encantos de Afrodite


RECEITAS DE FRODITE  - RECEITAS AFRODISIACAS
GASTRONOMIA DO AMOR - CULINARIA DA PAIXÃO



A Deusa Afrodite, divindade grega do Olimpo, nasceu das espumas do mar (em grego, aphros). Entre os romanos é conhecida como Vénus.
A Deusa Afrodite é a grande Deusa do Amor, da beleza e da fertilidade.

As receitas afrodisíacas são conhecidas como fortes estimulantes sexuais e acredita-se que comer estes alimentos dê mais apetite e energia sexual para as pessoas.
A palavra "afrodisíaco" é utilizada desde o século 1 a.C.
Segundo o Dicionário dos Afrodisíacos de H. E. Wedeck, o termo afrodisíaca deriva do mito de Afrodite, a deusa grega do amor, a mesma teria saido do mar dentro de uma concha de ostra. Diz a lenda que a deusa nasceu da espuma do mar, depois de Cronos ter castrado seu pai e lançado os genitais na água. Daí a crença de que todos os alimentos que vêm do mar são afrodisíacos
Na Antiga Grécia, o culto de Afrodite, bem como de outras Deusas, tornava permitido às pessoas cederem aos prazeres carnais, organizando-se inclusive orgias em que o orgasmo era buscado em sua totalidade, com o uso de poções afrodisíacas para este fim. Certos alimentos como cebolas, trufas, peixes eram consumidos por homens e mulheres para estimular o apetite sexual. Perfumes, como o da violeta, eram passados nas zonas erógenas das cortesãs para que os homens aumentassem seu desejo sexual.
O cristianismo reprimiu a busca do prazer, considerando o sexo pecaminoso, com excepção da procriação. Estimular a sexualidade não era mais considerado um ritual religioso. Afrodisíacos eram considerados produtos mágicos, oriundos de bruxas e magos (conhecedores das poções magicas para o amor) que trabalhavam contra a virtude.
Os afrodisíacos compreendem bebidas, alimentos, odores, ervas, produtos químicos e outras substâncias que incrementam a libido humana. 

"Arrependo-me dos pratos deliciosos rejeitados por vaidade, tanto como lamento as oportunidades de fazer amor que deixei passar para me dedicar a tarefas pendentes ou por virtude puritana", já que a " sexualidade é um componente da boa saúde, inspira a criação e é parte do caminho da alma... Infelizmente, demorei trinta anos para descobrir isto". -Isabel Allende, in: "Afrodite: Contos, Receitas e Outros Afrodisíacos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário